PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E FLORIANÓPOLIS

Previsão do Tempo para Domingo em SC_(10/03/2013).
Atualizado: 10/03/2013_12:00h

Um sistema de baixa pressão em conjunto com uma frente fria em deslocamento sobre o Rio Grande do Sul, provocam aumento de nuvens ao longo do domingo em todas as Regiões de Santa Catarina. Entre a tarde e noite, a frente fria organiza áreas de instabilidades sobre o estado o que provoca possíveis pancadas de chuva com trovoadas, em especial sobre o Oeste, Meio Oeste, Litoral Norte e divisa com o Paraná. Risco de temporais, associados a granizo isolado.  Nas demais Regiões, possibilidade de chuva entre final tarde e noite, em forma de pancadas de chuva isolada. Temperatura em elevação com sensação de ar abafado. Vento predominante do quadrante nordeste a sudeste, fraco a moderado com algumas rajadas.

PREVISÃO DO TEMPO PARA FLORIANÓPOLIS - SC: 
(Para os próximos 5 dias)
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Domingo (10/03/2013):
Predomínio de sol com aumento de nuvens com possibilidade de chuva entre o final da tarde e começo da noite. Noite com chuvas isoladas.
Máx: 32ºC
Mín: 23ºC
Vento: NW/S
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Segunda-feira (11/03/2013):
Sol com aumento de nuvens e com chuva pelo período da tarde com possíveis trovoadas. Noite de tempo fechado e chuvoso.
Máx: 29ºC
Mín: 22ºC
Vento: N/SE
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Terça-feira (12/03/2013):
Tempo fechado ao longo do dia com chuva moderada a forte. Possíveis aberturas de sol pela tarde. Noite de tempo fechado e chuvoso.
Máx: 27ºC
Mín: 22ºC
Vento: SW/S
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Quarta-feira (13/03/2013):
Predomínio de muitas nuvens com algumas aberturas de sol. Chuva a qualquer momento do dia com destaque para a madrugada de manha. Noite de muitas nuvens.
Máx: 25ºC
Mín: 20ºC
Vento: SW/S
------------------------------------------------------------------------------------------------
Quinta-feira (14/03/2013): Predomínio de sol, com chuva entre tarde e noite. Noite com chuvas isoladas.
Máx: 26ºC
Mín: 18ºC
Vento: S/SE
------------------------------------------------------------------------------------------------
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA

Segunda-feira (11/03/2013): Áreas de instabilidades associadas a influencia de um sistema de baixa pressão sobre a Argentina, possibilita condições favoráveis a pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, começando pelo Oeste e Meio Oeste, se estendendo em todas as Regiões do estado pelo período da tarde. Risco de temporais acompanhado de ventos fortes. Temperatura em elevação. Vento predominante do quadrante sudeste, passando a nordeste ao longo da noite

Terça-feira (12/03/2013): Um intenso sistema de baixa pressão, organiza muitas áreas de instabilidades sobre o estado, o que mantém chuva acompanhada de temporais localizados em alguns pontos. Os volumes de chuva ficam na marca dos 45 a 120mm com destaque para o Oeste, Litoral Sul e Serra. Risco de deslizamento, queda de barreiras  e  alagamentos em áreas de risco. A chuva começa entre a madrugada e  manha e se estende ao longo do dia, porém com alguns períodos de melhoria. Temperatura mais amena, por conta da chuva e da nebulosidade. Umidade relativa elevada entre 80 a 100%. Vento oscilando do quadrante noroeste a nordeste, passando ao longo do dia para o quadrante sul a sudeste, com intensidade moderada a forte (50 a 85km/h). 

Quarta-feira (13/03/2013): Céu com muitas nuvens e chuva entre a madrugada de manha em áreas da Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais Regiões muitas nuvens alternando com grandes aberturas de sol ao longo do dia. Entre tarde e noite voltam ocorrer pancadas de chuva em pontos isolados do estado. Temperatura com pequena elevação. Vento soprando do quadrante sul a sudeste fraco a moderado com rajadas. 

Graduando em Meteorologia (UFSC): Piter Scheuer_Técnico em Meteorologia
Previsão voltada para fins didáticos. Mais informações acesse EPAGRI CIRAM