QUEM É PITER SCHEUER?

Técnico em Meteorologia, formado pelo IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e atualmente cursando a Graduação de Meteorologia na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), trabalhando em uma bolsa no Laboratório de Meteorologia e Clima, na área de aplicativos computacionais para meteorologia, sendo o responsável pela  Previsão do Tempo e Clima do Campus Universitário.

Venho desde criança, pesquisando artigos de meteorologia, livros e fazendo observações meteorológicas onde consegui boa parte dos conhecimentos sobre a área. Minha paixão por Meteorologia Sinótica, fez  com que eu obtê-se uma Estação Meteorológica Convencional do tipo Sinótica e uma Estação Meteorológica Automática, para adquirir um melhor conhecimento sobre os sistemas meteorológicos que ocorrem aqui no Sul do Brasil, e a relação que todas as variáveis meteorológicas tem com cada evento atmosférico.

Amo tempestades, e eventos extremos. Minhas áreas favoritas são: Meteorologia Sinótica, Meteorologia Dinâmica, Meteorologia de Mesoescala e Micrometeorologia. Adoro instrumentos meteorológicos convencionas e automáticos.

Posto diariamente no meu blog de meteorologia TEMPO CLIMET:  http://tempoclimetsc.blogspot.com.br/. Tenho esse blog desde de 2004, e pretendo torna-lo mais popular nos próximos anos.

Já trabalhei como estagiário voluntário em vários lugares que tenham relação com meteorologia, como em estações meteorológicas do governo, aeroporto de Chapecó SC, e também fui responsável por falar a análise do tempo e clima em 4 rádios locais do Oeste de SC pelo período de 2 anos até ter prestado o vestibular para o Curso Técnico de Meteorologia e ser chamado. Dentro do curso técnico, assumi o papel de observador meteorológico.

TEMPO CLIMET
O blog Meteorológico Tempo Climet, é um dos únicos blogs meteorológicos relacionados a análises sinóticas e previsão do tempo, existente na Região Sul do Brasil. Iniciou suas atividades no dia 07 janeiro de 2004. O acesso ao blog é oferecido a todas as respectivas pessoas que possuem acesso a internet pelo endereço eletrônico: http://www.tempoclimetsc.blogspot.com. O blog Meteorológico Tempo Climet é atualizado frequentemente, com informações técnicas relacionadas a análises sinóticas de toda a América do Sul destacando principalmente a Região Sul do Brasil, além de oferecer e ter disponível a visualização de análises dos modelos meteorológicos (ETA 15km – CPTEC) que por sua vez são elaborados pelo Técnico em Meteorologia, Piter Scheuer. A análise sinótica é efetuada por uma descrição dos principais sistemas meteorológicos que atuam na América do Sul, sendo que todos os sistemas contidos na imagem de satélite, modelos numéricos e qualquer descrição dentro do blog meteorológico Tempo Climet, é efetuada por Piter Scheuer. O blog Meteorológico Tempo Climet também tem uma descrição dos principais elementos da meteorologia como; tipos de nuvens, temperatura do ar, umidade do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, ponto de orvalho e outros. Estas informações são coletadas em uma estação meteorológica automática recomendada segundo a OMM, (Organização Meteorológica Mundial) e uma estação meteorológica convencional.

É importante ressaltar que a finalidade deste blog é passar as informações relacionadas há análises com base em dados e imagens e modelos numéricos, explicando de forma técnica os fenômenos atmosféricos e levar ao leitor mais conhecimento sobre o tempo e o clima em Santa Catarina e Sul do Brasil. Sendo um site que contêm fontes seguras e de total responsabilidade. A Tempo Climet não dá nenhuma garantia em relação a estes produtos. Em nenhum caso a Tempo Climet pode ser responsabilizado por danos especiais, indiretos ou decorrentes, ou nenhum dano vinculado ao que provenha do uso destes produtos.É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

Att_Graduando em Meteorologia: Piter Scheuer_Técnico em Meteorologia